CORPOREIDADE E AÇÃO PROFISSIONAL: O DISCURSO PRESENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Cassiano Ferreira Inforsato, Flávia Baccin Fiorante, Fábio Baccin Fiorante.
Este trabalho teve o propósito de identificar o conceito de corpo presente nos discursos de professores de Educação Física que atuam em escolas particulares do Ensino Fundamental da cidade de Piracicaba tendo em vista cotejar esses discursos com os conceitos elaborados sobre o tema corporeidade. Para tal foi elaborada, em primeiro lugar, uma análise contextualizada da Corporeidade a partir de teorias e perspectivas do pensamento cientifico contemporâneo, na qual foi abordada uma concepção humanizadora de corpo, livre das ideias mecanicistas e dualistas impostas pelo paradigma cartesiano. Os procedimentos metodológicos para obtenção e análise das informações pautaram – se por critérios qualitativos, sendo os dados retirados das respostas dos professores a duas perguntas formuladas sobre a temática em questão e sendo as análises feitas seguindo a Metodologia da Análise de Conteúdos de Bardin (1977) e suas adaptações. Os resultados mostraram que os discursos dos professores, às vezes de forma indireta, outras de forma direta estão atravessados por argumentos afeitos ao tema da Corporeidade. Palavras chave: Corporeidade, ação profissional, escola.
Cassiano Ferreira Inforsato, Flávia Baccin Fiorante, Fábio Baccin Fiorante.