ANÁLISE DOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE FUTSAL DE UMA EQUIPE PROFISSIONAL DA REGIÃO NORDESTE
Gertrudes Nunes de Melo, Glauber Carvalho Nobre, Maria Nadja Ferreira dos Santos, Miguelina Ayse-Anne Beserra de Morais, Ialuska Guerra.
Introdução: O futsal cada vez mais apresenta-se como esporte que se projeta para o alto rendimento e exige de seus atletas perfis específicos que também estão relacionados a características de ordem antropométrica e de composição corporal. Objetivo: analisar os índices antropométricos e composição corporal de atletas de futsal de uma equipe profissional da região nordeste. Material e Métodos: esta pesquisa decorre de um estudo de caráter descritivo, transversal, quantitativo, de campo, ex post facto, com 11 indivíduos do gênero masculino, com média de idade de 27,4+6,4dp atletas da equipe profissional de futsal Associação Recreativa, Desportiva e Cultura Icasa submetidos a mensuração das variáveis massa corporal (kg), estatura (cm), pontos de adiposidade subcutânea subescapular, triciptal, biciptal, peitoral, axilar média, supra-ilíaca, coxa e perna medial, percentual de gordura (%) sob protocolo de Yuhasz (1962), peso de massa magra e massa gorda. Utilizou-se a estatística descritiva para valores de média, desvio padrão, máximo e mínimo. Resultados: Pode-se perceber que a média para o componente massa corpora (MC) foi de 69,3kg, estatura (EST) de 168,0cm, percentual de gordura (%G) de 15,1%, peso de massa magra de 59,1kg, peso de massa gorda de 10,2kg. Em relação a distribuição da gordura corporal, verificou-se que a área do tronco apresenta valor médio de 13,6mm, seguido de 7,2mm na região dos membros inferiores e 5,1mm nos membros superiores. Considerações Finais: a maioria dos jogadores de futsal analisados no presente estudo apresentou níveis de adiposidade corporal (percentual de gordura) acima dos valores indicados para esta população segundo a literatura especializada. De fato, estes valores podem se constituir um fator que exerça forte influência na diminuição do desempenho esportivo e conseqüentemente no rendimento em treinamentos e partidas.
Palavras-chave: Antropometria, composição corporal, futsal.
Gertrudes Nunes de Melo, Glauber Carvalho Nobre, Maria Nadja Ferreira dos Santos, Miguelina Ayse-Anne Beserra de Morais, Ialuska Guerra.