BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE ÍNDICE TORNOZELO/BRAÇO )ITB) EM MULHERES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE TREINAMENTO FÍSICO NEUROMUSCULAR )TFN)-MÉTODO MUSCULAÇÃO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Gigliola Cibele Cunha da Silva, Lizianny Leite Damascena, Richard Valadares Silva, Rodolfo Augusto de Athayde Neto, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.

Resumo

Introdução: O ITB como preditor da doença arterial obstrutiva de membros inferiores (DAOMI) tem sido amplamente utilizado nos diagnósticos para início de programa físico.  Objetivo: Comparar níveis de ITB em mulheres praticantes (PRA) e não praticantes (NP) de programa de treinamento físico neuromuscular (TFN) com controle alimentar (CA). Método: estudo experimental, longitudinal, em 12 mulheres, de 2 grupos: Experimental (GE), participantes de 16 semanas de TFN alternado/segmento e CA; e Controle(GC), destreinadas e com CA, submetidas a medidas de inquérito alimentar, pressão arterial (PA) braço e perna, para ITB. Utilizou-se pacote SPSS 13.0, para estatística descritiva, testes de normalidade e “t” de Student. Significância 5%. Resultados: ITB (GE) dir-antes 0,93+0,06, dir-depois 0,92+0,05, r= 0,809. ITB (GE) esq-antes 0,95+0,05 e esq-depois 0,87+0,08; o ITB (GC) dir-antes 0,92+0,03, dir-depois 0,94+0,13. ITB (GC) esq-antes 0,90+0,12 e esq-depois 0,95+0,11. O r = 0,809 indicou associações entre o teste/reteste do ITB DIR do GE, r=0,948 para o ITB DIR do GC. Conclusões: O ITB em praticantes e não de TFN apresentaram níveis leves, e o GE após o TFN apresentou DAOMI leve. O ITB em Educação Física é uma nova temática e estudos devem envolver amostra e tempo maior de TFN.

Palavras-chave: treinamento físico, índice tornozelo braquial, exercício neuromuscular.

Abstract
Palavras Chave

Gigliola Cibele Cunha da Silva, Lizianny Leite Damascena, Richard Valadares Silva, Rodolfo Augusto de Athayde Neto, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.

Pesquisar artigos

Publicações