A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Edna Cristina do Prado, Ana Cristina Silva da Rosa, Wagner Prado, Vivian Renata Viola.
O presente artigo tem por objetivo apresentar como a Educação Física Escolar é trabalhada como componente curricular no Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade particular localizada na Zona Sul do município de São Paulo. Depoimentos, projetos didáticos, textos legais, dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise, tendo como referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas desenvolvidas na perspectiva educacional freireana. Através das categorias de análise, depreendidas do próprio corpus foi possível identificar significativas contribuições do trabalho interdisciplinar desenvolvido a partir das disciplinas Corpo, Saúde e Movimento e Conteúdos, Métodos da Educação Física e Estágio Curricular Supervisionado. O desafio que se coloca aos professores do referido curso é o redirecionamento de suas ações para que possam contribuir para a efetivação de uma educação cidadã na qual a Educação Física não seja relegada a um segundo plano nas matrizes curriculares, instrumentando os futuros pedagogos para se tornarem atores críticos e produtivos de uma sociedade menos exclusivista e excludente. Finalmente, o artigo apresenta algumas possíveis ações que podem auxiliar nessa construção e algumas indicações para futuras pesquisas. Palavras chave: Educação Física, licenciatura em Pedagogia, interdisciplinaridade.
Edna Cristina do Prado, Ana Cristina Silva da Rosa, Wagner Prado, Vivian Renata Viola.