ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONDICIONAMENTO FÍSICO DE MULHERES PRATICANTES DO JUMP FIT
Kilvia Paula Nogueira da Silva; Danilo Lopes Ferreira Lima; André Accioly Nogueira Machado; Frederico Lemos Araújo; Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro.
A população vem procurando, cada vez mais nas academias, modalidades que lhes proporcionem prazer e resultados, principalmente, alterações positivas na composição corporal e condicionamento cardiopulmonar. Uma das novas atividades muito procuradas nas academias é o Jump Fit, um programa de exercícios ritmados de membros inferiores e superiores sobre um minitrampolim, com características similares a de atividades aeróbicas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da prática do Jump Fit na composição corporal e condicionamento físico de mulheres iniciantes na prática do Jump Fit. Participaram deste estudo 10 mulheres que assinalaram somente não no questionário PAR-Q e não apresentavam problemas osteomioarticulares que limitassem a realização dos exercícios. Foram realizadas as medidas de massa corporal, estatura e das dobras cutâneas triciptal, suprailíaca e abdominal para predição da composição corporal, seguindo protocolo de Jackson; Pollock. Também foram realizadas as medidas da pressão arterial e freqüência cardíaca de repouso e o teste cardiorrespiratório (Teste de Rockport em Esteira). Os resultados evidenciaram reduções percentuais (delta%) de 17,4% na dobra triciptal, 18,1% na suprailíaca, 17,8% na abdominal, 11,4% no percentual de gordura e 13,2% na massa gorda. E aumento de 3,2% na massa magra, 23,7% na resistência aeróbica, redução de 14,2% na freqüência cardíaca de repouso e 7,9% na pressão arterial diastólica. Conclui-se, dessa forma, que as aulas de Jump Fit podem ser indicadas como atividade física que estimula a melhora do condicionamento físico e diminuição do percentual de gordura, contribuindo efetivamente para redução de doenças, manutenção da saúde e melhora na qualidade de vida.
Palavras-chave: Exercício, composição corporal, aptidão física.
Kilvia Paula Nogueira da Silva; Danilo Lopes Ferreira Lima; André Accioly Nogueira Machado; Frederico Lemos Araújo; Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro.