CARACTERÍSTICAS CINEANTROPOMÉTRICAS DE PRATICANTES DE BOXE RECREATIVO DOS GÊNEROS MASCULINO E FEMININO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
Gilmário Ricarte Batista; Bruno Santos de Cerqueira; Rossini Freire de Araújo; José Judimaci Marques Ricarte; Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
A busca por um estilo de vida saudável faz com que várias pessoas procurem atividades físicas. Dentro desse contexto, este trabalho teve como objetivo comparar as características antropométricas, a composição corporal e o somatotipo de praticantes de boxe recreativo de ambos os gêneros da cidade de João Pessoa. Esta pesquisa foi caracterizada como descritiva transversal. A amostra foi constituída por dezoito (n=18) homens e vinte (n=20) mulheres praticantes de boxe recreativo dessa cidade. Foram mensurados estatura corporal (cm), massa corporal (kg), cinco dobras cutâneas (mm) (bíceps, tríceps, subescapular, supra-ilíaca e medial da perna), duas circunferências (cm) (braço contraído e perna) e dois diâmetros ósseos (mm) (bi-epicôndilo umeral e bi-epicôndilo femoral). A técnica antropométrica de Heath e Carter foi utilizada para o cálculo do somatotipo, como também o Student t teste para amostras independentes com ajuste de Bonferroni foi utilizado para calcular diferenças entre as médias. A Análise Multivariada (MANOVA) foi utilizada para serem analisadas possíveis diferenças no somatotipo. Os resultados demonstraram que os homens apresentaram estatura corporal (176,2±7,3cm), massa corporal (78,5±12,1kg) e percentual de gordura (22,2%) e um tipo físico classificado como endomorfo mesomórfico (5,3-4,3-1,9). As mulheres tiveram estatura corporal (164,7±6,7cm) e massa corporal (60,2±9,0kg) e percentual de gordura (24,4%) e o tipo físico classificado endomorfo balanceado (5,8-2,5-2,3). Diferenças significativas foram achadas na análise do somatotipo entre os gêneros (Wilks’ lambda= 0,498; F= 11,41; P< 0,00). Na análise individual dos componentes, apenas a mesomorfia do sexo masculino foi maior que o sexo feminino. Concluiu-se, portanto, que os praticantes de boxe recreativo masculino e feminino do presente estudo são diferentes em variáveis antropométricas, composição corporal e somatotipo.
Palavras-chave: Antropometria, Composição Corporal, Somatotipo, Boxe.
Gilmário Ricarte Batista; Bruno Santos de Cerqueira; Rossini Freire de Araújo; José Judimaci Marques Ricarte; Maria do Socorro Cirilo de Sousa.