DANOS MUSCULARES E RESPOSTAS HORMONAIS PROVOCADAS PELO TREINAMENTO TENSIONAL E METABÓLICO: UM ESTUDO DE CASO
Rômulo José Dantas Medeiros, Rossini Freire de Araújo, Gilmário Ricarte Batista, José Alfredo Dias Pinto Júnior, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
Introdução: Atualmente discussões vêm sendo realizadas com o intuito de se estabelecer qual o tipo de treinamento que melhor promove ganhos em hipertrofia muscular, encontrando-se estudos evidenciando superioridade, inferioridade e eficácia semelhantes entre eles. Objetivo: o objetivo desse estudo foi comparar a eficácia para provocar hipertrofia via mecanismo do dano muscular e ação hormonal de dois programas de treinamento, o primeiro caracterizado por stress tensional (TTEN) e o segundo metabólico (TMET). Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como descritiva, quantitativa e transversal e foi realizada com um indivíduo do sexo masculino, sedentário, 22 anos de idade e IMC 21,9. Duas sessões de treinamento foram realizadas, uma de caráter tensional (velocidade de execução 2020; 8 a 12 repetições máximas; 2 minutos de intervalo entre as séries) e outra metabólico (velocidade de execução 2020; 15 a 20 repetições máximas; 30 segundos de intervalo entre as séries), com um intervalo de 192h de uma para outra, utilizando-se dos seguintes exercícios: Supino Plano, Pulley Alto Costas, Levantamento Lateral com Halteres, Rosca Bíceps, Tríceps Pulley, Leg Press Baixo, Cadeira Flexora e Panturrilheira. As coletas sanguíneas realizaram-se antes de dar início aos treinos (TTEN e TMET), 1h e 24h após o término das sessões, para análise de ambos os marcadores, testosterona total e creatinoquinase (CK), respectivamente. Resultados: Os resultados encontrados mostram que o TMET provocou maiores danos à musculatura (CK TTEN = 122/121; CK TMET = 88/120), como também, promoveu uma redução nos níveis sangüíneos de testosterona total (TTEN = 414/414; TMET = 494/350). Conclusão: Conclui-se que ambos os métodos podem ser utilizados no treinamento de indivíduos que visam obter hipertrofia muscular, devido aos mesmos terem apresentados resultados similares, no entanto, recomenda-se o mesmo tema seja realizado com uma maior amostra para que os dados aqui encontrados sejam confirmados.
Palavras-chave: Treinamento Tensional, Treinamento Metabólico, CK e Testosterona.
Rômulo José Dantas Medeiros, Rossini Freire de Araújo, Gilmário Ricarte Batista, José Alfredo Dias Pinto Júnior, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.