EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO INFANTIL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE ARTICULA SABERES E FAZERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA NUTRIÇÃO
André da Silva Mello, Elaine Cristina Viana, Wagner dos Santos, Janaína Vargas Nascimento, Anne Schneider Ewald.
Este estudo analisa um processo de intervenção pedagógica realizado no contexto da Educação Infantil, que abordou a temática da educação nutricional e foi desenvolvido na perspectiva da Pedagogia de Projetos. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que saberes e fazeres da Educação Física e da Nutrição foram articulados e compartilhados por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para abordar a temática em questão. Os dados foram coletados por meio da observação participante e por avaliação antropométrica. Os resultados fornecem indícios positivos do impacto do processo de intervenção pedagógica sobre o estado nutricional dos alunos, que, em sua maioria, apresentaram índices de normalidade (eutrofia).
Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Nutricional, Pedagogia de Projetos.
André da Silva Mello, Elaine Cristina Viana, Wagner dos Santos, Janaína Vargas Nascimento, Anne Schneider Ewald.