EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA
Wagner dos Santos, André da Silva Mello, Pollyanne Francisco do Nascimento, Dulce Maria de Souza Klein, Denise Martins Silva.
Objetiva analisar a inserção da Educação Física em uma Unidade de Ensino Infantil do município Vila Velha/ES por meio da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física, Esporte e Lazer do Centro Universitário Vila Velha (UVV). O estudo descritivo de caráter qualitativo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estrutura cuja análise se pautou nos conteúdos provenientes das entrevistas. Os achados da pesquisa evidenciaram a potencialidade da inserção da Educação Física na Educação Infantil a partir da ideia da Pedagogia de Projetos, no qual, ganha destaque à necessidade de diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento, reconhecendo os contornos de cada uma delas. Assim, cabe a Educação Física tratar do movimento. Foi possível perceber ainda a importância de espaços para planejamento e reflexões coletivas entre os sujeitos cotidianos. Palavras chave: Educação Física, educação infantil, Pedagogia de projetos.
Wagner dos Santos, André da Silva Mello, Pollyanne Francisco do Nascimento, Dulce Maria de Souza Klein, Denise Martins Silva.