EFEITO DA INGESTÃO DE CAFÉ NA HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO
Thereza Karolina Sarmento da Nóbrega, Mônica Jane Cabral da Silva, James Silva Moura Junior, Wandeyldena Barboza Viegas, Alexandre Sérgio Silva.
O exercício físico tem sido cada vez mais adotado como terapia anti-hipertensiva não medicamentosa por promover redução nos níveis pressóricos pós-exercício, denominado hipotensão pós-exercício (HPE). Porém, alguns hábitos alimentares podem atenuar ou mesmo anular este efeito promovido pelo exercício. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da ingestão de café na resposta pressórica pós-exercício em sujeitos hipertensos praticantes de caminhada. Seis sujeitos realizaram duas sessões de caminhada com duração de 40 minutos, com intervalo de 48 horas entre as sessões. Quarenta minutos antes de uma das sessões eles ingeriram três xícaras de café (Ca). Na outra sessão eles ingeriram a mesma quantidade de um placebo (Pl) (café descafeinado). A pressão arterial (PA) e a freqüência cardíaca (FC) foram mensuradas 10 minutos antes da ingestão dos cafés, ao longo de dos 40 minutos que separaram a ingestão do inicio do treinamento, imediatamente após o exercício e aos 10, 20 e 30 minutos durante o período de recuperação. Os resultados mostraram que, ainda em repouso, a PA e a FC estiveram mais altas com a ingestão de café do que com a ingestão de placebo. Após o exercício observou-se o fenômeno da HPE, mas com menores reduções em Ca que em Pl para a PAS (135 mmHg basal e 130,7, 130,3 e 131,3 mmHg durante a recuperação para Ca contra 139 mmHg basal e 127, 119,3 e 116 mmHg durante a recuperação para Pl), com diferenças estatísticas observadas entre as duas situações (p< 0,05). Quanto à PAD, ocorreu uma resposta hipotensora similar perante a administração das duas substâncias (92,3 mmHg basal e 92, 89,7 e 85,3 mmHg durante a recuperação para Ca contra 91 mmHg basal e 88 e 84,3 e 84,7mmHg durante a recuperação para Pl), sem diferenças estatísticas entre as duas situações. Conclui-se que a ingestão de três xícaras de café antes de uma sessão de exercício promove uma atenuação da HPE, particularmente na PAS.
Palavras-chave: cafeína, exercício físico e hipotensão pós-exercício.
Thereza Karolina Sarmento da Nóbrega, Mônica Jane Cabral da Silva, James Silva Moura Junior, Wandeyldena Barboza Viegas, Alexandre Sérgio Silva.