EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA DE MULHERES MENOPAUSADAS
Thiago Augusto Benevides, Christianne de Faria Coelho, Cyntia Aguiar Xavier de Freitas, Gabriel Braite Filho, Fernando Bento Cardoso.
O presente estudo buscou avaliar os efeitos do treinamento de força sobre a densidade mineral óssea de mulheres menopausadas. A amostra foi composta por 8 mulheres (58,25±11,90), divididas em dois grupos: grupo treinamento resistido (GTR, n = 5) e grupo controle (GC, n = 3). As voluntárias do GTR foram submetidas a 8 semanas de exercícios físicos resistidos, oferecidos em três sessões semanais em dias alternados, com duração de 60 minutos. Foram executados de 8 a 10 exercícios, direcionados aos principais grupos musculares, contendo três séries por exercício com 8 a 12 repetições máximas, com intensidade variando entre 60% a 80% 1-RM, baseada na tabela de teste de carga relativa ao percentual de 1-RM. Para a avaliação densidade mineral óssea total foi utilizada a absortometria radiológica de dupla energia (DEXA). Os dados foram analisados utilizando o teste t de student para amostras independentes, com nível de significância de p<0,05. Os resultados mostraram que não foram observadas alterações significativas (p>0.05) para as variáveis da densidade mineral óssea entre os momentos pré e pós. No entanto, os resultados mostraram tendência de aumento nos valores das variáveis T-Score (Δ=26,9%) e peso ósseo (Δ=0,83%) no GTR. O grupo controle, mesmo não tendo apresentado valores significativos (p>0,05) em nenhuma de suas variáveis, apresentou tendência a redução nos valores de todas as variáveis analisadas durante os momentos pré e pós. Conclui-se que o treinamento de força adotado no presente estudo pôde auxiliar na melhoria da massa óssea, uma vez que ele foi capaz de manter ou melhorar discretamente a densidade mineral óssea, peso ósseo e T-Score enquanto que o grupo controle apresentou tendência de redução nos mesmos valores.
Palavras-chave: envelhecimento, treinamento de força, densidade mineral óssea.
Thiago Augusto Benevides, Christianne de Faria Coelho, Cyntia Aguiar Xavier de Freitas, Gabriel Braite Filho, Fernando Bento Cardoso.