ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE UM PROJETO SOCIAL DE CAMPO GRANDE/MS
Tamir Freitas Fagundes, Jarina Gomes Gabilan, Caroline Silva de Oliveira, Fernanda Karolline de Oliveira Guimarães, Leonardo Liziero.
O estado nutricional é uma importante ferramenta para determinação da saúde dos indivíduos, por isso, o presente estudo tem como objetivo verificar o estado nutricional a partir do IMC com base nos dados de Score Z de indivíduos entre seis e 15 anos de um Projeto Social da cidade de Campo Grande/MS. Para isso 232 crianças entre 06 e 15 anos, sendo 127 do sexo masculino e 105 do sexo feminino tiveram estatura e peso aferidos. Os dados foram passados para o Programa SPSS.10 no qual se calculou o Índice de Massa Corporal (IMC) e foi feita comparação com dados de referencia do Score Z do National Center for Health Statistics (NCHS). A partir da comparação verificou-se que a maioria dos indivíduos, ou 68,8%, estavam no intervalo considerado normal ou eutrófico; 9,3% com baixo peso e 2,6% se caracterizavam como desnutridos; 16,6% com sobrepeso e 2,2% obesos. Diante disso, e após discussão dos dados conclui-se que as meninas apresentaram valores de escore Z de sobrepeso significativamente superior ao dos meninos; em ambos os sexos foram observados prevalência de IMC eutrófico; as crianças do projeto social mostraram baixa coexistência de índices de desnutrição e obesidade.
Palavras-chave: Estado nutricional; IMC; Score Z.
Tamir Freitas Fagundes, Jarina Gomes Gabilan, Caroline Silva de Oliveira, Fernanda Karolline de Oliveira Guimarães, Leonardo Liziero.