FUTEBOL E COMPOSIÇÃO CORPORAL: UM ESTUDO COM ATLETAS PROFISSIONAIS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO CEARENSE
Glauber Carvalho Nobre; Welliton de Lacerda Fernandes; Cícero Émerson Santana dos Santos; Maria do Socorro Cirilo de Sousa; Ricardo Barroso de Lima.
Introdução: O futebol como esporte de alto rendimento exige de seus atletas perfis específicos que também estão relacionados a características antropométricas e de composição corporal. Objetivo: analisar comparativamente variáveis antropométricas de jogadores profissionais de futebol de primeira, segunda e terceira divisão. Material e Métodos: a pesquisa decorre de um estudo de caráter descritivo, transversal, de campo, ex-post facto com 66 indivíduos com média de idade de 22,9+3,85dp anos, jogadores profissionais de futebol que atuam em clubes da primeira (n=26), segunda (n=19) e terceira (n=21) divisão do campeonato cearense, submetidos a mensurações de massa corporal (Mc kg), estatura, (Est m), dobras cutâneas de tríceps (Tr), subescapular (Sb), suprailíaca (Si) abdome (Abd), para equacionamento da estimativa de percentual de gordura (%G) sob protocolo de Yuhasz (1962) e peso de massa magra. Utilizou-se pacote estatístico e software de fomentação de planilhas para estatística descritiva de média, desvio padrão e inferencial com teste ANOVA one way. Nível de significância de 5%. Resultados: foram apresentados pela 1ª, 2ª e 3ª divisão respectivamente. Encontrou-se médias de %G de 11,76 %, 11,10 % e 11,68 %; estatura, 1,73 m, 1,73 m e 1,73 m, massa corporal 71,69 kg, 71,68 kg e 73,7 kg; massa magra 59,9 kg, 60,6 kg e 62,0 kg. O teste ANOVA one way não encontrou diferenças significativas entre as variáveis analisadas (MC p=0,492, Est p=0,933, %G p=0,511 e MM p=0,475). Conclusão: os componentes de composição corporal dos atletas de futebol avaliados não apresentaram diferenças estatisticamente significativas quando analisados sob escalão competitivo. De fato, os componentes analisados neste estudo podem não se constituir um fator que exerça forte influência de sobreposição no desempenho e conseqüentemente no melhor rendimento quando em jogos de equipes que participam de diferentes graus de competição.
Palavras-chave: atletas, futebol, antropométrica.
Glauber Carvalho Nobre; Welliton de Lacerda Fernandes; Cícero Émerson Santana dos Santos; Maria do Socorro Cirilo de Sousa; Ricardo Barroso de Lima.