BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

INCIDÊNCIA DE LESÕES EM TRIATLETAS DE LONGA DISTÂNCIA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Gabriel Fernandes Jacomel, Elinai dos Santos Freitas, Caroline Ruschel, Gustavo Ricardo Schütz, Luciana Gassenferth Araújo.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar a incidência de lesões (local e diagnóstico) em triatletas de longa distância, apresentando considerações acerca do tempo de prática da modalidade. Participaram deste estudo 197 atletas, sendo 167 homens e 30 mulheres, todos participantes do Ironman Brasil 2006. Foi utilizado um questionário do tipo misto adaptado, elaborado pelo Centro Nacional de Excelência Esportiva para o Projeto Nacional Perfil do Campeão. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Dos 197 sujeitos, 141 (71,6%) declararam que já tiveram algum tipo de lesão relacionada à prática do triatlo. O local com maior acometimento de lesões foi o joelho com 20,1% das lesões, seguido do ombro com 13,6%, do tornozelo e pé, ambos com 12,0% dos acometimentos. Do total, 64,2% das lesões ocorreram nos membros inferiores, resultado este que pode ser explicado devido aos altos níveis de solicitação das partes inferiores tanto no ciclismo quanto na corrida. Sugere-se que as lesões no ombro, por sua vez, estejam relacionadas com a etapa da natação. Em relação ao diagnóstico, lesões musculares foram as mais freqüentes, com 55,5% de ocorrência, seguidas das lesões ósseas (16,7%), lesões articulares e tendíneas (16,4%) e lesões na pele (11,4%). Observou-se que a incidência de lesões é maior para os grupos de atletas com maior tempo de prática. A quantidade de praticantes, no entanto, é menor com o incremento do tempo dedicado à prática da modalidade. Além de características como a profissionalização no esporte realizada por poucos, o crescente número de lesões no decorrer dos anos de prática esportiva pode ser um fator de desmotivação e de conseqüente abandono da modalidade. Acredita-se que a identificação da incidência de lesões, locais dos acometimentos e diagnóstico possam fornecer subsídios a técnicos e atletas a fim de priorizar trabalhos de prevenção que visem à diminuição da ocorrência de lesões e das taxas de reincidência, potencializando as capacidades de trabalho e o desempenho dos atletas.

Palavras-chave: triatlo, lesões, epidemiologia.

Abstract
Palavras Chave

Gabriel Fernandes Jacomel, Elinai dos Santos Freitas, Caroline Ruschel, Gustavo Ricardo Schütz, Luciana Gassenferth Araújo.

Pesquisar artigos

Publicações