O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE: O ESTUDO DE CASO DE UMA MULHER COM FIBROMIALGIA
Monica Dias Teodósio, Selva Maria Guimarães Barreto.
O propósito deste estudo foi o de caracterizar o papel da educação física como componente atuante no tratamento da Fibromialgia, demonstrando, quais as intervenções utilizadas para a redução das dores e de outros sintomas gerados por esta doença. O presente estudo, de caráter descritivo, com enfoque na promoção na saúde foi realizado utilizando-se a técnica de história de vida com uma aluna participante das aulas do Projeto de Extensão de Condicionamento Físico da UFSCar. Inicialmente, para seleção da aluna, foram analisados os dados pertencentes ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e da Unidade Saúde Escola com diagnóstico de Fibromialgia e fazer parte do projeto de extensão. Após essa determinação foi enviado à aluna um pedido para utilização dos dados referentes ao projeto de condicionamento físico, além de outros relatórios pertencentes à Unidade Saúde Escola. Por meio do termo de consentimento a aluna foi informada sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa autorizando assim, a sua participação. O trabalho de campo, para coleta de dados foi realizado através da documentação direta, feita depois do acontecimento dos fatos. Por meio de registros do médico, da fisioterapeuta, da psicóloga e da professora de condicionamento físico os dados foram analisados e introduzidos ao estudo de acordo com o interesse do pesquisador. Foi realizado também, um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem concluir que houve melhoras durante o tratamento associado a picos de piora, o trabalho interdisciplinar, neste caso foi benéfico à paciente, à medida que houve complementação entre os setores envolvidos no tratamento, a participação de cada colaborador foi igualmente importante e acertada, e só estes estarão aptos para fazer suas análises especificas. Quanto ao papel da educação física foi de proporcionar fundamentação teórica e prática para que a paciente pudesse incorporar conhecimentos relacionados a atividades físicas que geravam alivio as dores e a aquisição de outros benefícios gerados pela atividade física sistematizada, de tal forma que estas informações lhe permitissem estruturar conceitos mais claros quanto à prática da mesma, e não pelo simples ato de praticar. Todas estas considerações estão diretamente de acordo com o papel da Educação Física, à medida que tem caráter de compromisso e promoção com a saúde.
Palavras-chave: Fibromialgia, atividade física, interdisciplinaridade
Monica Dias Teodósio, Selva Maria Guimarães Barreto.