QUALIDADES MÉTRICAS DA ESCALA TORONTO DE ALEXITIMIA COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Daniela Wiethaeuper, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira, Ricardo Hugo Gonzalez.
O objetivo deste estudo é verificar importantes qualidades métricas da ETA-20 (Escala Toronto de Alexitimia-20) com estudantes universitários brasileiros, do curso de Educação Física, comparando-as com os resultados encontrados com diversos estudantes de outros países. A amostra constitui-se de 202 estudantes de ambos os sexos e com idades variando de 18 a 45 anos, do ensino superior, da rede privada. O índice Alpha de Cronbach obtido (α = 0,796) para a escala total, com foi comparável com as outras amostras dos outros estudos (que variaram de 0,68 a 0,84). Os resultados de adequação ao modelo tridimensional para a amostra de estudantes de Educação Física brasileiros (2/gl = 3,59; GFI=0,878; AGFI=0,849; RMSEA=0,071) são equivalentes àqueles apresentados em estudos de outros países. Os resultados indicam que o modelo original tri-dimensional pode ser replicado e utilizado em pesquisas com a população de estudantes de Educação Física no Brasil. A principal conclusão é que o instrumento é valido e fidedigno. Novos estudos devem explorar a possibilidade de uso clínico deste aspecto da personalidade por psicólogos do esporte.
Palavras-chave: Alexitimia; estudantes universitários; validade; educação física.
Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Daniela Wiethaeuper, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira, Ricardo Hugo Gonzalez.