ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PASSES, FALTAS DEFENSIVAS E EFICIÊNCIA DE ARREMESSO DAS EQUIPES DE HANDEBOL FEMININO NOS JOGOS INTERIORES DE MINAS - JIMI 2008 – FASE ESTADUAL
Henrique Botelho de Souza, Thiago Mendes Pontes, Cleber Rodrigues Gonçalves, Adriana Bitencourt Reis da Silva, José Geraldo do Carmo Salles.
Esta pesquisa teve como objetivo verificar e analisar o índice de passes, faltas defensivas e eficiências de arremesso das oito equipes de handebol feminino participantes da fase final dos Jogos do Interior de Minas - JIMI-2008, realizado na cidade de Ipatinga. Esses números foram analisados para verificar sua influência no resultado final dos jogos e da competição. Os dados foram obtidos por meio de observação in loco, através de fichas scouting. Para dar suporte às análises, foram utilizados também dados referentes a alguns desses fatores das quatro equipes femininas melhores colocadas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Noruega, Federação Russa, Coreia do Sul e Hungria) e também da seleção brasileira (9ª lugar) neste mesmo evento. Os dados mostram que, no que diz respeito à eficiência de arremessos, as primeiras colocadas em seus respectivos campeonatos obtiveram médias superiores às das equipes vice-campeãs. No JIMI, a média de passe por jogo foi de 448,56. A equipe de Juiz de Fora (campeã) obteve média de 698,80 por jogo, índice superior ao das demais equipes. Apenas uma das oito equipes participantes esteve abaixo da média de passes. A análise do número de faltas defensivas da competição mostra que, entre as quatro primeiras colocadas na competição, a equipe campeã foi a que teve menor média de número de faltas cometidas durante a competição e também o menor número absoluto de faltas. Em relação aos arremessos, a equipe de Juiz de Fora apresentou aproximadamente 8% a mais de aproveitamento em relação às demais concorrentes. Em comparação aos índices internacionais, a referida equipe foi a única que atingiu os mesmos patamares.
Palavras chave: Handebol, JIMI-2008, eficiência de arremessos, passes, faltas defensivas.
Henrique Botelho de Souza, Thiago Mendes Pontes, Cleber Rodrigues Gonçalves, Adriana Bitencourt Reis da Silva, José Geraldo do Carmo Salles.