IMAGEM CORPORAL E GÊNERO: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Díscola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini, Maria Leocadia Ladeira Cintra de Campos Miranda, Alexandra CecchiTotti.
A interferência midiática, a quase instantaneidade da comunicação entre as diferentes culturas e a associação da “imagem” ao sucesso têm gerado uma excessiva preocupação com o desenvolvimento intensivo de práticas relativas do culto ao corpo nas últimas décadas, o que tem provocado uma série de alterações e complicações quanto à imagem corporal e autoconceito, promovendo distorções e patologias na relação com o corpo. Considerando a importância da atuação dos profissionais de saúde nesse âmbito, temos buscado investigar a percepção que os estudantes de Educação Física apresentam sobre seus corpos. Um estudo anterior com esta população revelou uma autoimagem adequada (DÍSCOLA, LIMA e REBUSTINI, 2007), porém, quando analisados em relação ao gênero, percebe-se que as educadoras físicas revelam distorções de imagem corporal, comprovando a maior suscetibilidade do gênero feminino às influências sociais e midiáticas na busca por um corpo excessivamente magro. Considerando o papel que desempenharão junto à população, considera-se de extrema importância que essas futuras profissionais sejam orientadas no que se refere à relação estabelecida com seus corpos.
Palavras chave: Imagem corporal, gênero, juventude, estudantes de Educação Física.
Ana Paula Díscola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini, Maria Leocadia Ladeira Cintra de Campos Miranda, Alexandra CecchiTotti.