BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

IMAGEM CORPORAL E GÊNERO: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Ana Paula Díscola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini, Maria Leocadia Ladeira Cintra de Campos Miranda, Alexandra CecchiTotti.

Resumo

A interferência midiática, a quase instantaneidade da comunicação entre as diferentes culturas e a associação da “imagem” ao sucesso têm gerado uma excessiva preocupação com o desenvolvimento intensivo de práticas relativas do culto ao corpo nas últimas décadas, o que tem provocado uma série de alterações e complicações quanto à imagem corporal e autoconceito, promovendo distorções e patologias na relação com o corpo. Considerando a importância da atuação dos profissionais de saúde nesse âmbito, temos buscado investigar a percepção que os estudantes de Educação Física apresentam sobre seus corpos. Um estudo anterior com esta população revelou uma autoimagem adequada (DÍSCOLA, LIMA e REBUSTINI, 2007), porém, quando analisados em relação ao gênero, percebe-se que as educadoras físicas revelam distorções de imagem corporal, comprovando a maior suscetibilidade do gênero feminino às influências sociais e midiáticas na busca por um corpo excessivamente magro.  Considerando o papel que desempenharão junto à população, considera-se de extrema importância que essas futuras profissionais sejam orientadas no que se refere à relação estabelecida com seus corpos.

Palavras chave: Imagem corporal, gênero, juventude, estudantes de Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Ana Paula Díscola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini, Maria Leocadia Ladeira Cintra de Campos Miranda, Alexandra CecchiTotti.

Pesquisar artigos

Publicações