MOTIVAÇÃO EM ATLETAS JÚNIOR DE TAEKWONDO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Priscila Fernandes dos Santos, Maicon Rodrigues Albuquerque, Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Dietmar Martin Samulski, Varley Teoldo da Costa.
Níveis ótimos de motivação são importantes para que o atleta percorra todo o trajeto da iniciação esportiva até o alto rendimento. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a motivação em atletas das Seleções Mineira (MG) e Brasileira (BRA) Júnior de Taekwondo. Participaram do estudo 20 atletas, sendo 10 atletas da Seleção Mineira Junior (16,00 ± 1,05 anos) e 10 atletas da Seleção Brasileira Junior (16,20 ± 0,91 anos) de ambos os gêneros. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário de Belo Horizonte (protocolo no 061/05) e o instrumento utilizado foi a Escala de Motivação no Esporte (SMS). Para o tratamento estatístico, utilizou-se inicialmente uma estatística descritiva (média e desvio padrão). Posteriormente utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney e os procedimentos foram realizados no pacote estatístico SPSS for Windows® versão 16.0. Em relação aos resultados, não foram encontradas diferenças significativas (p≥0,05) entre as seleções mineira e brasileira. Porém os resultados apresentados demonstram que ambas as seleções apresentaram um perfil de atletas Autodeterminados, devido aos índices elevados de Motivação Intrínseca níveis moderados de motivação extrínseca e baixos níveis de desmotivação. Contudo, independente do nível de rendimento, ou seja, seleção estadual ou nacional, conclui-se que os atletas de Taekwondo possuem elevados níveis de motivação interna, sendo bastante autodeterminados e utilizam esse comportamento interno para continuarem o treinamento na busca de seus objetivos pessoais dentro do esporte e para vencerem os obstáculos impostos pela falta de estrutura da modalidade no país.
Palavras chave: Motivação, taekwondo, júnior.
Priscila Fernandes dos Santos, Maicon Rodrigues Albuquerque, Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Dietmar Martin Samulski, Varley Teoldo da Costa.