BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A BRINCADEIRA NOTURNA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Cae Rodrigues, Ricardo Peixoto Stevaux, Matheus Oliveira Santos.

Resumo

O presente estudo baseia-se nas possibilidades de ensino e aprendizagem em atividades noturnas de caráter lúdico-pedagógicas. Essas atividades caracterizam-se como brincadeiras noturnas envolvendo personagens que contextualizam uma história previamente elaborada, que são frequentemente realizadas em acampamentos e colônias de férias. O objetivo do presente estudo foi verificar as aprendizagens advindas de uma brincadeira noturna realizada em um clube de campo da Cidade de São Carlos-SP.  Buscando atingir o objetivo proposto, essa pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza um estudo de caso, permitindo uma análise profunda e holística do fenômeno em estudo. Trata-se de uma brincadeira noturna com a temática central baseada em histórias e personagens da mitologia grega. Participaram da atividade crianças de 7 a 12 anos que frequentavam a colônia de férias do clube. A análise dos dados foi realizada partindo da observação sistemática direta da prática e de registros fotográficos e de filmagem. Entre as manifestações observadas durante a prática desse estudo podemos citar o despertar da curiosidade, a aprendizagem participativa, a união e proteção dos participantes mais velhos aos mais novos, o respeito com os personagens, a resolução reflexiva dos problemas apresentados e a construção conjunta do diálogo entre personagens e crianças na decisão sobre o desfecho da atividade, envolvendo questões relevantes, na constituição da relação ser-humano-mundo na realidade contemporânea.

Palavras chave: Brincadeira noturna, aprendizagem, jogo.

Abstract
Palavras Chave

Cae Rodrigues, Ricardo Peixoto Stevaux, Matheus Oliveira Santos.

Pesquisar artigos

Publicações