ANÁLISE DA DIVERGÊNCIA ENTRE A DEMONSTRAÇÃO E A INSTRUÇÃO VERBAL NA AQUISIÇÃO DO LANÇAMENTO DO DARDO DE SALÃO COM CRIANÇAS
Willian Pimentel, Thiago Sinésio, Márcio Mário Vieira.
A demonstração tem sido reconhecida como relevante no processo de aprendizagem, contudo a momentos que essa informação aparece de forma errônea. Assim, o presente estudo investigou o efeito da divergência entre a instrução verbal e a demonstração correta ou errada na aquisição do arremesso de dardo de salão. Amostra foi constituída de 30 crianças com idade entre 10 e 12 anos. Foram formados dois grupos (N=15), demonstração convergente (GDC) e demonstração divergente (GDD). A tarefa consistiu no arremesso do dardo de salão a um alvo circular de sisal, graduado de 0 a 10 pontos, posicionado paralelamente ao solo. Os resultados determinaram superioridade de GDC quanto ao GDD. Parece-nos que os indivíduos retiram informação das duas variáveis.
Palavras chave: Aprendizagem motora, demonstração e instrução verbal.
Willian Pimentel, Thiago Sinésio, Márcio Mário Vieira.