AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO )TIC) NA EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE ENCONTRO
Rogério Zaim-de-Melo, Iris Costa Soares.
Talvez o ofício docente seja o mais resistente a mudanças. Ainda hoje vivemos uma escola comeniana, com um professor, detentor do conhecimento e um aluno, receptor passivo no processo ensino/aprendizagem. Nos moldes da sociedade moderna esse modelo, não mais se enquadra. Os avanços tecnológicos apontam para um novo direcionamento, uma mudança de paradigma. Em todos os componentes curriculares, o professor passa a ser um orientador do estudo e da aprendizagem e o aluno, não mais um receptor, mas um sujeito ativo na produção do seu conhecimento. A chegada das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação corroboraram para o delineamento dessa situação. O presente artigo objetiva demonstrar a possibilidade de aliar essas tecnologias à Educação Física escolar, uma das classes mais resistentes a mudanças, relatando a experiência de um trabalho desenvolvido em uma Escola Estadual do Mato Grosso do Sul, utilizando como conteúdo a esgrima, um desporto pouco comum nas escolas, que desta maneira pode ser democratizado.
Palavras chaves: TICs, Educação Física escolar, esgrima, mudança.
Rogério Zaim-de-Melo, Iris Costa Soares.