BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

DESENVOLVENDO MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Flávio Silva Brandi, Sidney Teixeira Andrade, Zirlene Adriana dos Santos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo despertar o pensamento sobre métodos de avaliação e procedimentos para acompanhar e orientar profissionais de Educação Física e áreas afins referentes ao desenvolvimento motor. O trabalho de campo consistiu na elaboração de três testes de coordenação desenvolvidos com cento e oito (108) participantes com idade entre 12 e 13 anos, estudantes de várias instituições de ensino de Juiz de Fora - MG. Os dados foram coletados por meio da aplicação de três testes visando analisar a coordenação motora de membros superiores e inferiores. Uma tabela de classificação foi elaborada e de acordo com o número de erros, os participante foram classificados em três níveis (de acordo com o nível coordenativo). Como resultados foram verificados que o nível de dificuldade do primeiro teste foi compatível com o nível do desenvolvimento psicomotor dos participantes, onde os mesmos foram capazes de diferenciar os melhores dos piores, resultando em uma maioria dentro da normalidade. Já no segundo e terceiro testes, foi claramente notável a facilidade das crianças na resolução da situação problema, não possibilitando assim, resultados mais equilibrados. Pelo fato dos testes (principalmente o primeiro) abrangerem áreas psíquicas, concluímos se tratarem mais de testes psicomotores, do que somente coordenativos.

Palavras chave: Coordenação motora, desenvolvimento motor, teste psicomotor.

Abstract
Palavras Chave

Flávio Silva Brandi, Sidney Teixeira Andrade, Zirlene Adriana dos Santos.

Pesquisar artigos

Publicações