EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A AUTONOMIA: CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
Eduardo Boaventura, Irene Conceição Andrade Rangel.
Um dos princípios da Educação é a aquisição e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. O objetivo do trabalho foi o de construir junto a professores de Educação Física, atuantes na rede pública de ensino, possibilidades para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada para tal fim foi a pesquisa-ação, que se constituiu de cinco reuniões com cinco professores participantes, com tempo de atuação na escola variado entre um a sete anos após a formação inicial. Os dados obtidos englobaram os espaços de escolha para os alunos, as reflexões, as vivências de diversos conteúdos, deixar o aluno arbitrar jogos, jogar junto com os alunos, levá-los a passeios e trazer apresentações para a escola ligadas ao conteúdo proposto são estratégias confirmadas que potencializam o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Alguns aspectos que dificultam o desenvolvimento dos alunos foram pontuados pelo grupo, como grande número de alunos por sala, poucas aulas semanais, aprovação automática e resistência aos conteúdos menos visíveis em nossa cultura. Apesar destes aspectos da realidade, vimos que muitas estratégias e concepções foram construídas, permitindo aos professores atuantes experimentar e obter uma efetiva prática pedagógica que contemple o princípio da autonomia na Educação.
Palavras chave: Educação Física, escola, autonomia.
Eduardo Boaventura, Irene Conceição Andrade Rangel.