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FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO DO BAIRRO CAMPO GRANDE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ

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Autor(es)

Carla Cristina Nascimento Tito, Edem José da Silva, Antônio Carlos Carvalho de Almeida, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto de Azevedo Ferreira.

Resumo

A motivação dos professores relacionada ao processo educacional deve ser amplamente considerada, visto que a mesma configura-se como um agente transformador de qualquer ambiente de trabalho, pois proporciona um maior desempenho dos profissionais ao realizar as suas tarefas diárias. O presente estudo buscou principalmente identificar o nível motivacional dos professores de Educação Física do ensino médio da rede estadual de ensino do bairro de Campo Grande, no município do Rio de Janeiro, dentro dos seguintes domínios: reconhecimento profissional, autorrealização, estabilidade financeira e profissionalismo. Participaram desta pesquisa 31 professores de Educação Física, os quais responderam a um questionário composto por 31 questões relacionadas ao objetivo deste estudo. A moda foi utilizada para a análise dos dados, indicando uma maior incidência motivacional para os domínios reconhecimento profissional e profissionalismo, caracterizando ainda, o domínio estabilidade financeira como o principal agente de insatisfação dos docentes da rede estadual de ensino.  Verificou-se com este estudo que a motivação dos professores de Educação Física sofre influências, positivas ou negativas, de fatores, aqui chamados de “domínios”, que exercem um papel importante no processo ensino-aprendizagem. Recomenda-se que estudos posteriores sejam realizados visando à obtenção dos aspectos motivacionais inerentes aos professores de Educação Física, compreendendo um maior número de domínios, objetivando destacar maiores quantidades de fatores geradores ou não da motivação docente, abrangendo ainda, uma amostra mais abundante pretendendo a obtenção de resultados mais esclarecedores.

Palavras chaves:  Educação, motivação e professores.

Abstract
Palavras Chave

Carla Cristina Nascimento Tito, Edem José da Silva, Antônio Carlos Carvalho de Almeida, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Carlos Alberto de Azevedo Ferreira.

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