FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS
Silas Queiroz de Souza, Andréa Maturano Longarezi.
A presente pesquisa, de natureza qualitativa do tipo colaborativa, teve como objetivo investigar a unidade teoria-prática no processo de formação de professores de Educação Física que atuam ou pretendem atuar no ensino dos esportes coletivos, por meio da constituição do Grupo de Estudos em Esportes Coletivos (GEEC). As questões que nortearam o problema de investigação assim se delinearam: 1) A forma como tem se efetivado as práticas de ensino para os esportes coletivos aponta para a possibilidade de dirigirmos um novo olhar para os processos formativos de professores de Educação Física? 2) O que está por trás dos processos formativos e que pode apontar avanços e possibilidades para a construção de outras práticas de ensino para os esportes coletivos? Partindo do olhar que temos dirigido para os processos formativos, buscamos apoio em um aparato teórico, procurando fazer dos conceitos uma unidade que teve como núcleo gerador a teoria da atividade, articulado a outros conceitos, como a teoria do cotidiano, o conceito de coletivo, o confronto de saberes e a concepção de consenso. Os resultados da pesquisa indicaram a existência de características muito particulares na constituição das trajetórias dos sujeitos da pesquisa, revelando a presença marcante de uma concepção hegemônica nas práticas e no ensino desses esportes, centradas no modelo competitivo. Concluímos que, não obstante termos vivenciado um modelo diferenciado de formação de professores, sugerindo possibilidades para a construção de outras propostas, foram demarcados também alguns limites, expressados sobretudo pelo histórico de formação dos sujeitos envolvidos no processo.
Palavras chave: formação de professores; esportes coletivos; Educação Física
Silas Queiroz de Souza, Andréa Maturano Longarezi.