BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

INDICATIVOS QUE JUSTIFICAM UMA EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPADA E PLANEJADA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira, Tomires Campos Lopes.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar os principais conteúdos vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio em escolas públicas e particulares do município de Santo André, bem como os interesses manifestados pelos alunos, favorecendo o entendimento de que o professor e sua prática considerem os interesses e as necessidades dos educandos como uma via de melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma Educação Física participada e planejada. Para tanto, o estudo desenvolveu-se em 21 escolas do município de Santo André, SP, sendo cinco escolas particulares e 16 escolas públicas estaduais, contando com a participação de 1891 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Realizou-se um levantamento bibliográfico e, em seguida, uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos um questionário. Entre as constatações presentes na análise dos dados, destaca-se que os alunos questionados afirmam: que as atividades mais praticadas nas aulas de Educação Física são voleibol (61,5%), futsal (61,39%), handebol (42,99%), basquete (32,57%), dentre outras; e que gostariam de obter nas aulas de Educação Física informações referentes à musculação (41,67%), dança (36,22%), lutas (34,37%), atividades aquáticas (34,32%), dentre outras. Assim, conclui-se que se as aulas da Educação Física mantiverem-se as mesmas, desrespeitando seus interesses e se a participação dos alunos ficarem condicionada à mera execução, cada vez mais a disciplina ficará relegada a um segundo plano, perdendo sua importância nessa etapa tão importante do processo formativo dos adolescentes.

Palavras chave: Educação Física, ensino médio, participação planejada.

Abstract
Palavras Chave

Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira, Tomires Campos Lopes.

Pesquisar artigos

Publicações