JOGANDO COM O PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR
Camila Marta de Almeida, Alessandra Dal Lin.
O presente estudo tem como objetivo identificar as possíveis contribuições dos jogos de construção aplicados em aulas de Educação Física para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, buscando a ressignificação do conteúdo de conservação que já havia sido desenvolvido pela professora regente. A pesquisa efetuada foi a quase-experimental. A amostra foi composta por 21 alunos de ambos os gêneros, com idade entre 6 e 7 anos cursando o 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Municipal de Curitiba. O estudo contou com três momentos: o pré-teste; a aplicabilidade das atividades de jogos de construção e o pós-teste. Para verificar o pensamento lógico-matemático dos alunos foi utilizado o protocolo do teste conservação de superfície de Visca (1997). Os resultados mostraram que ocorreu uma melhora do pensamento lógico-matemático em relação a noção de conservação, pois 24% dos alunos atingiram o nível III considerado como conservador, que no pré-teste representava 0%, na comparação entre os gêneros, o feminino obteve um melhor resultado, pois 33% das meninas atingiram o nível III no pós-teste sendo 17% entre os meninos. Conclui-se que por meio da transdisciplinaridade e utilizando-se de metodologias adequadas a Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático dos alunos e assim tentar formar alunos de uma maneira integral.
Palavras chave: Jogos, pensamento lógico-matemático, Educação Física, transdisciplinar.
Camila Marta de Almeida, Alessandra Dal Lin.