MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIFERENÇAS DE GÊNERO
Lucas Scarone Silva, Marcelo Calegari Zanetti, Afonso Antonio Machado.
A nova concepção de Educação Física Escolar rompe com o campo esportivo, entrando no conceito de cultura corporal mas observa-se uma resistência por parte dos alunos. Afim de que se concretize esta transição de paradigmas, foram investigados 37 alunos com idade entre 10 e 14 anos, sendo 23 homens e 14 mulheres, a respeito do que os motiva numa aula de Educação Física. O protocolo utilizado foi o Questionário para as Actividades Desportivas composto por 30 categorias adaptadas ao ambiente escolar. O que se percebeu é que para meninos e meninas a diversão é o fator mais motivante, seguido de preocupação com o corpo e da influência do professor pelas meninas, enquanto os meninos apontaram a afiliação e depois sua condição física. O conhecimento dos aspectos motivacionais, tanto de meninos quanto de meninas, proporciona ao professor a adotar melhores estratégias de ensino-aprendizado, levando-o a alcançar seus objetivos.
Palavras chave: Motivação; Educação Física Escolar; Gênero; Psicologia do Esporte.
Lucas Scarone Silva, Marcelo Calegari Zanetti, Afonso Antonio Machado.