BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O PERFIL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO EM ACADEMIAS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Nilse Brolo Teles Nunes, Estela Maris Giordani, Ricardo Hugo Gonzalez, Stéfanie Zerbinati.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar as dificuldades em encontrar para contratação, professores capacitados para trabalhar com as atividades normalmente oferecidas em academias, na perspectiva do seu empregador. A pesquisa exploratória de campo utilizou a entrevista semiestruturada com 22 profissionais da área proprietários ou responsáveis por academias. A partir dos dados coletados estabeleceram-se duas dimensões do perfil: da formação a atuação. Compondo o perfil da formação estão: a formação inicial e contínua, os espaços e os agentes e as características pessoais. Este perfil revela um paradoxo: a) por um lado, o curso de EF é necessário, mas não habilita a esta prática, visto que trás poucos conhecimentos e a aplicabilidade desses. Na formação se evidencia a carência da prática em relação a teoria; b) por sua vez a formação contínua e a prática profissional dos professores de EF no mercado de trabalho é considerada como requisito fundamental. Esta pesquisa como resultado remete a reflexão tanto da formação inicial quanto da contínua no que diz respeito a relação teoria/prática. Portanto, revela a necessidade da abordagem interdisciplinar na formação e atuação profissional do professor de Educação Física.

Palavras chave: Formação de professores, academias de atividades físicas, perfil profissional.

Abstract
Palavras Chave

Nilse Brolo Teles Nunes, Estela Maris Giordani, Ricardo Hugo Gonzalez, Stéfanie Zerbinati.

Pesquisar artigos

Publicações