BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O TESTE KTK NA AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Aline Miranda Strapasson, Lucinar Jupir Forner Flores, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Tatiane Pereira1, Mariane Borges.

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram os de avaliar a coordenação motora de alunos com deficiência auditiva e aplicar aulas de Educação Física com o intuito de ajudar no desenvolvimento e/ou melhora do item mencionado. Foi realizado um trabalho com 8 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA – de Toledo, Paraná, sendo 4 meninas e 4 meninos, com idade entre 8 e 13 anos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Teste de Coordenação Motora KTK (GORLA; ARAÚJO, 2007). Os resultados obtidos foram (1º teste): 4 alunos apresentaram perturbação na coordenação motora e 4 apresentaram coordenação normal (escores de 79, 79, 85, 85 – 88, 94, 95, 100). No 2º teste os resultados foram os mesmos, modificando apenas os escores (68, 76, 79, 81 – 87, 95, 101, 104). Os escores acima nos mostram que os 4 alunos que apresentaram perturbação na coordenação motora no pré-teste regrediram no pós-teste (de 79 para 78, de 79 para 76, de 85 para 79, de 85 para 81).

Palavras chave: Teste KTK, Deficiência Auditiva, Educação Física Adaptada.

Abstract
Palavras Chave

Aline Miranda Strapasson, Lucinar Jupir Forner Flores, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Tatiane Pereira1, Mariane Borges.

Pesquisar artigos

Publicações