OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA DO FUTSAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Giliane Duarte de Almeida, Hergos Ritor Fróes Couto, Gerson dos Santos Leite.
O presente estudo teve como objetivo verificar se as relações de gênero na Educação Física escolar, referente à prática do futsal, apresentam um favorecimento à prática masculina. Para este propósito, entrevistou-se 30 alunas na faixa etária de 09 a 12 anos, estando todas regularmente matriculadas no ensino fundamental (4ª e 5ª séries) de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Guarulhos-SP. O estudo foi realizado por meio da combinação da pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizada como uma pesquisa Quantitativa – Descritiva. Para a análise dos questionários, as respostas foram quantificadas e descritas em percentual para cada questão. Concluiu-se que as relações de gênero na Educação Física Escolar, referente à prática do futsal, apresentam um favorecimento à prática masculina.
Palavras chave: Educação Física escolar, gênero, futsal.
Giliane Duarte de Almeida, Hergos Ritor Fróes Couto, Gerson dos Santos Leite.