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RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E O NÍVEL DE COMPETÊNCIA MOTORA EM ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es)

Jaqueline Alves Nieto, Daniel Zacaron.

Resumo

Este trabalho analisou as relações existentes entre a percepção de competência social e motora, e a competência motora de adolescentes do ensino fundamental. Fizeram parte dessa pesquisa 106 adolescentes (54 meninos, 52 meninas) entre 11 e 15 anos de idade, que estavam frequentando a 5ª ou 6ª séries. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: a escala de competência percebida (Harter, 1985) e teste motor, com os movimentos fundamentais de corrida, salto vertical, voleio e chute através de filmagem e análise com base nas tabelas apresentadas por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados sobre a percepção de competência demonstraram que a percepção de competência social apresentou diminuição nas idades mais elevadas, em ambos os sexos, porém a percepção de competência motora apresentou variações nas diferentes faixas etárias e os meninos apresentaram maiores índices de percepção motora em relação às meninas. Quanto à competência motora, os meninos se mostraram mais competentes que as meninas em todas as habilidades avaliadas, e grande parte do grupo estudado apresentaram níveis abaixo do esperado. O teste de correlação demonstrou haver correlação significativa entre as habilidades motoras, entre idade e percepção de competência social e entre as percepções de competência social e motora, porém não houve correlação significativa quando as variáveis foram correlacionadas entre si.

Palavras chave: Percepção de Competência social; percepção de competência motora; competência motora. 

Abstract
Palavras Chave

Jaqueline Alves Nieto, Daniel Zacaron.

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