REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MARKETING PESSOAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UBERABA – MG
Gabriel Fernandes Pinto de Carvalho, Silas Queiroz de Souza.
Nos últimos anos, o campo da Educação Física vem sofrendo mudanças significativas, precisamente com relação à formação do profissional e também no que diz respeito às diferentes inovações relativas às práticas corporais. Visualiza-se no futuro, o profissional de Educação Física como um empreendedor vendendo serviços em benefícios da saúde, estética, reabilitação, entre outros. Depreende-se dessa análise inicial que para a atuação nesse complexo mercado de trabalho, especificamente no campo do treinamento personalizado, a utilização de conhecimentos das diversas áreas tornam-se imprescindíveis, destacando-se sobremaneira àqueles relacionados ao marketing pessoal. Pautado na Teoria das Representações Sociais, foi levantada a seguinte questão que norteou a investigação: quais as representações sociais de profissionais de Educação Física que atuam na atividade do treinamento personalizado relacionadas ao conceito de marketing pessoal nos seus respectivos espaços de trabalho? Esse artigo teve como objetivo a interpretação das representações sociais acerca dos conceitos de marketing representado por profissionais de Educação Física em especifico o personal trainer. O percurso metodológico da pesquisa foi caracterizado como um estudo descritivo orientado por uma abordagem qualitativa realizado por meio de uma pesquisa de campo e o levantamento bibliográfico. Os resultados revelaram que exista a preocupação por parte de alguns profissionais em promover o marketing pessoal, e acreditam que essa ferramenta é um princípio básico de sobrevivência no mercado de trabalho, enquanto outros têm a representação de que marketing está em volta das atividades do dia a dia, mas o que importa mesmo é a competência profissional e o dom de realizar sua prática profissional com sucesso.
Palavras chave: Marketing pessoal, representação social, treinamento personalizado.
Gabriel Fernandes Pinto de Carvalho, Silas Queiroz de Souza.