SISTEMATIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniel Teixeira Maldonado, Ana Martha de Almeida Limongelli.
Esse estudo teve o objetivo de investigar como os professores de Educação Física das séries iniciais do Ensino Fundamental sistematizam as suas aulas. A amostra foi composta por nove professores de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental (séries iniciais) que atuam em escolas públicas e particulares localizadas na região leste da cidade de São Paulo. A coleta dos dados aconteceu por meio da utilização da técnica de entrevista individual semiestruturada. O roteiro de entrevista foi composto por questões abertas, dividas em duas partes: perfil e sistematização de suas aulas. Os dados foram gravados, para sua posterior transcrição e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Cinco professores atuam na rede pública de ensino e quatro professores atuam na rede privada de ensino. Os resultados sobre a sistematização das aulas indicaram que uma aula bem sucedida aplicada pelos professores entrevistados apresenta como objetivo predominante trabalhar a coordenação motora. Os conteúdos trabalhados predominantemente foram: coordenação motora e noção de espaço-tempo. A orientação didática apresenta, predominantemente, ausência de método de ensino sistematizado. A avaliação foi baseada predominantemente na atuação do aluno na aula (participação na aula, disciplina e realizar questionamentos). Concluímos que os professores apresentam confusão sobre como operacionalizar e alinhar objetivos/conteúdos com método/avaliação para a construção de uma aula bem sucedida.
Palavras chave: Educação Física escolar, prática pedagógica, planejamento didático.
Daniel Teixeira Maldonado, Ana Martha de Almeida Limongelli.