COMPARAÇÃO DA FORÇA ABDOMINAL ENTRE PRATICANTES DE SURF E BODYBOARD
André Luis Lima de Morais, Francisco Tiago Ricarte Gonçalves, Gustavo Almeida Leal, Alessandro Mello de Brito, Danilo Lopes Ferreira Lima.
Atualmente o surf é visto como um esporte radical que exige bastante aptidão física do individuo que o pratica, sendo a musculatura abdominal imprescindível para esta prática, pois promove estabilização corporal permitindo que os movimentos de tronco e membros sejam mais precisos e funcionais. Foi realizado um estudo exploratório de natureza quantitativa em duas praias do litoral cearense (Iguape e Icaraí). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o teste de resistência abdominal de Pollock e Wilmore (1993) com cada participante e comparado com a tabela de referencia deste teste. Dos 60 indivíduos (30 praticantes de surf e 30 de bodyboard) avaliados observou-se uma média de 23.3 ±5,5 anos de idade e 6,6±5,7 anos de prática.. De acordo com os resultados foi observado que a musculatura abdominal é bastante utilizada nos esportes, porém há uma deficiência de força muscular, principalmente no grupo de bodyboarders. Pode-se concluir que surf e bodyboard são esportes que deixam a musculatura abdominal deficitária
Palavras chave: surf, bodyboard, força abdominal.
André Luis Lima de Morais, Francisco Tiago Ricarte Gonçalves, Gustavo Almeida Leal, Alessandro Mello de Brito, Danilo Lopes Ferreira Lima.