BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

COMPARAÇÃO DO TEMPO DE SPRINT DE 20 METROS ENTRE ATLETAS DE FUTEBOL DA CATEGORIA INFANTIL, JUVENIL E JÚNIOR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Henrique de Oliveira Castro, Tatiana Natalina Silva Paiva, Ciro Faria Franklin, Israel Teoldo da Costa, Varley Teoldo da Costa.

Resumo

A velocidade é um fator determinante no futebol, podendo ser uma capacidade decisiva em uma partida. Este estudo tem como objetivo comparar o tempo de sprint de 20 metros entre atletas de futebol da categoria infantil, juvenil e júnior de uma equipe de futebol profissional da região metropolitana de Belo Horizonte, além de analisar dentro de cada categoria o tempo de sprint de 20 metros por setores do campo (defesa, meio campo e ataque). Participaram do estudo 58 jogadores com idade entre 14 e 20 anos, com treinabilidade de quatro a cinco vezes por semana. No presente estudo o desempenho de velocidade foi expresso através do tempo gasto para percorrer a distância de 20 metros, recorrendo-se para o efeito a dois pares de fotocélulas (Sunx® no sistema multisprint® de análise de velocidade), colocadas no ponto de partida e na distância de 20 metros, e um computador (sistema for Windows® 2000). Foram analisados sprints de 20 metros, no qual os atletas deveriam correr na maior velocidade possível durante a medição. Cada atleta realizou duas tentativas. Foi utilizado o melhor resultado entre as duas tentativas. Os dados recolhidos foram analisados pelo pacote estatístico SPSS® (Statistical Package for Social Science) for Windows® 2000, versão 12.0. Foi realizado o teste ANOVA 9 (análise de variância), para comparação da média dos melhores tempos das três categorias (infantil, juvenil e júnior), com significância de p<0,05. A média dos tempos no teste de velocidade de 20 metros na categoria infantil foi de 2,95 ± 0,15 segundos, na categoria juvenil foi de 2,89 ± 0,13 segundos e na categoria júnior foi de 2,84 ± 0,11 segundos. Conclui-se que quando comparado entre categorias, o tempo de sprint de 20 metros obtida utilizando fotocélulas é estatisticamente menor na categoria júnior comparado à categoria infantil (p=0,019). Dentro de cada categoria não houve diferença por setores do campo.

Palavras chave: Futebol, velocidade, atletas jovens, categoria de base.

Abstract
Palavras Chave

Henrique de Oliveira Castro, Tatiana Natalina Silva Paiva, Ciro Faria Franklin, Israel Teoldo da Costa, Varley Teoldo da Costa.

Pesquisar artigos

Publicações