ANÁLISE POSTURAL COMPARATIVA DOS PERÍODOS DE PRÉ E PÓS PROTETIZAÇÃO NO PACIENTE AMPUTADO TRANSFEMORAL – RELATO DE CASO
Luiz Henrique Gomes Santos, Ana Claudia de Souza Faria, Mateus Simões Mendes, Danillo Barbosa, Renato Aparecido de Souza.
Durante o procedimento cirúrgico de amputação, quando o cirurgião opta pela amputação transfemoral, há a perda da articulação do joelho, logo deve ser mais proximal possível o nível com o objetivo de proporcionar melhor funcionalidade para o controle da prótese. Nos tipos convencionais ocorre a perda da inserção dos músculos adutores levando a diminuição do funcionalidade e causando encurtamento em abdução do membro gerando desequilíbrio lateral, esta pode proporcionar diversas condições de anormalidades posturais. O presente trabalho teve como objetivo mostrar as características posturais apresentadas no período de pré e pós protetização de um paciente amputado transfemoral. Através da análise postural utilizando um simetógrafo e coletando imagens nos planos anterior, posterior e perfil observou-se que o paciente apresentou anormalidades posturais como escoliose lombar, rotação de tronco para o lado amputado além de assimetria de cristas ilíacas. Características estas que não foram observadas no período de pós protetização com exceção da alteração escoliótica que foi observada nos dois períodos. Com base no presente trabalho podemos considerar que deve haver maior interesse científico na relação entre anormalidade postural e amputações de membros inferiores, além de programas preventivos com ênfases nas análises posturais.
Palavras chave: Análise postural, amputação transfemoral, escoliose.
Luiz Henrique Gomes Santos, Ana Claudia de Souza Faria, Mateus Simões Mendes, Danillo Barbosa, Renato Aparecido de Souza.