AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSAS DO PROJETO FELIZ)IDADE) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED – CACOAL, RO
Kleber Farinazo Borges, Cidélia Pereira Batista, Viviani Ferreira de Azevedo, Weliton Nunes Soares, Rafael Ayres Romanholo.
Objetivo: Classificar os níveis de capacidade funcional, em idosas oriundas do projeto feliz(idade) da FACIMED, a partir de 05 (cinco) testes sugeridos pelo Protocolo GDLAM 2004, testes estes que se relacionam com os principais movimento da Vida Diária. Métodos: Participaram do presente estudo 26 idosas devidamente inscritas no projeto, com idade entre 63 e 87 anos e media de 71 anos, que foram submetidas aos cinco testes relacionados a atividades da vida diária contidos no protocolo GDLAM, que foi utilizado como parâmetro para o estudo. Aferidos por tempo em segundos, os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva para estabelecer uma classificação de acordo com o IG (Índice de GDLAM). Resultados: os resultados obtidos apresentaram um Índice Geral considerado regular. As variáveis C10m e LPS foram classificadas com nível bom, LPDV regular e LCLC e VTC classificados respectivamente como fracos, isto explica a complexidade dos dois últimos testes e a dificuldade em desempenhar atividades do cotidiano. Conclusão: A partir dos resultados encontrados conclui-se que a pratica regular de exercício contribui de maneira significativa para a manutenção da vida diária possibilitando um melhor rendimento físico às idosas.
Palavras chaves: Capacidade funcional, autonomia, idosas.
Kleber Farinazo Borges, Cidélia Pereira Batista, Viviani Ferreira de Azevedo, Weliton Nunes Soares, Rafael Ayres Romanholo.