COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE INICIAÇÃO ESPORTIVA
José Martins Freire Júnior, Simone Verreschi da Silva, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto, Maurício Leonel Galdino, Renato de Sousa Almeida.
As crianças estão cada vez menos ativas optando assim por hábitos cada vez mais sedentários, deixando de lado a atividade física, os esportes e até as populares brincadeiras de rua por inúmeros fatores, portanto, a busca por escolinhas de esportes é constante. Diante disso a avaliação e o acompanhamento das crianças são de extrema importância para saúde das mesmas. O desempenho motor pode ser avaliado através de testes físicos, os quais permitem verificar o desempenho das capacidades como força, velocidade, resistência aeróbia e anaeróbia. Já a composição corporal pode ser estabelecida por meio de métodos diretos e indiretos. Sendo assim este estudo tem por objetivo comparar o desempenho motor e a composição corporal entre crianças praticantes e não praticantes de iniciação esportiva entre 9 e 10 anos de idade. A amostra foi constituída por 32 crianças do sexo masculino, (16 participantes de iniciação esportiva e 16 frequentadores apenas das aulas de educação física escolar). Foram analisadas as variáveis de força, velocidade, resistências aeróbia e anaeróbia. Em relação composição corporal, foram verificadas duas variáveis o IMC e dobras cutâneas, do tríceps e subescapular. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste t para comparação de uma média com um valor de referência, com significância de p< 0,05. Os resultados de um modo geral mostraram que os alunos que frequentam um programa de iniciação esportiva apresentaram resultados melhores do que os alunos que ao só frequentam as aulas de educação física para as capacidades físicas (significativo) já para a composição corporal o grupo de iniciação também apresentou os melhores índices, porém, não significativo. Sendo assim podemos concluir que as crianças que participam de um programa de iniciação esportiva possuem melhores índices nas capacidades físicas avaliadas do que as crianças que não estão inseridas nessa realidade esportiva, com relação à composição corporal as amostras demonstraram uma classificação normal.
Palavras chaves: Desempenho motor, composição corporal, Iniciação esportiva.
José Martins Freire Júnior, Simone Verreschi da Silva, Enrique Osvaldo Cimaschi Neto, Maurício Leonel Galdino, Renato de Sousa Almeida.