ESTUDO COMPARATIVO ENTRE QUATRO DIFERENTES PROTOCOLOS PARA A ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA JUVENIL
Leila Christine Nunes Bontempo, Daisy da Silva, Fernando Gripp, Israel Teoldo da Costa, Luciano Chequini Espirito Santo.
A composição corporal é a relação entre alguns componentes corporais e a massa corporal total, sendo normalmente expressa por percentual de gordura e massa magra. No futebol, por ser um esporte que exige boa aptidão física, força e potência, a determinação da composição corporal é de extrema importância. São muitos os protocolos existentes para a determinação de percentual de gordura. Nas pesquisas, relacionadas ao percentual de gordura dos atletas de futebol, não foi encontrado na literatura científica um protocolo padrão, cada pesquisador utiliza o que lhe parece mais adequado. Este estudo tem como objetivo analisar se diferentes protocolos apresentam diferenças no cálculo do percentual de gordura de jogadores de futebol da categoria juvenil. A amostra constituiu-se de 26 atletas do sexo masculino, jogadores da categoria juvenil do Veranópolis Esporte Clube. A média de idade dos indivíduos foi de 16,5+0,6 anos; a estatura 175,8+6,5cm; e o peso 68,0+7,6Kg. Foram realizadas as mensurações da massa corporal, estatura e dobras cutâneas. Após esse procedimento foi feita à estimativa da gordura relativa (%G) de acordo com diferentes protocolos: Jackson (1985), Jackson (1978), Faulkner (1968), Guedes (1985). Houve diferença entre os protocolos de Jackson (1985) com o de Faulkner e Guedes, bem como de Jackson (1978) com os protocolos de Faulkner e Guedes. Entre os protocolos de Faulkner e Guedes não houve diferença, assim como entre os protocolos de Jackson (1985) e Jackson (1978). Concluiu-se que existe diferença significativa entre alguns protocolos. A escolha das dobras influencia no resultado do percentual de gordura. Desta forma, os protocolos Jackson (1985) e Jackson (1978), não seriam adequados para atletas de futebol. Já Faulkner (1968) e Guedes (1985) por não fazerem uso de dobras de membros inferiores apresentam resultados mais realistas com atletas deste esporte.
Palavras chave: Protocolos, percentual de gordura, futebol.
Leila Christine Nunes Bontempo, Daisy da Silva, Fernando Gripp, Israel Teoldo da Costa, Luciano Chequini Espirito Santo.