A METODOLOGIA DE ENSINO DO MINI-VOLEIBOL E DO VOLEIBOL CONVENCIONAL NA MOTICAÇAO E NA APRENDIZAGEM DE ESCOLARES .
Josmar Coelho da Silva, Fábio Heitor Alves Okazaki, Victor Hugo Alves Okazaki, Jeffer Eidi Sasaki, Wagner de Campos
O voleibol tem se tornado um dos esportes com maior participação popular nos últimos anos (SCHULTZ, 1999). Mesmo sendo um jogo simples este é difícil de aprender (BAACKE, 1976). Atualmente este é ensinado com bola oficial, em quadra de dimensões oficiais, para crianças de todas as idades o que torna o esporte pouco motivante para os iniciantes (OKAZAKI, 2002). Sugere-se então uma adaptação do método pra que o esporte seja ensinado a criança, usando-se o método do mini-vôlei. Este trabalho teve como objetivo, verificar a diferença entre a metodologia do mini-vôlei e o voleibol convencional nas variáveis de método de aprendizado e motivação. A amostra foi composta por 127estudantes da 5º série do ensino fundamental do Colégio Estadual Luiza Ross, a amostra foi dividida em dois grupos G1 e G2. O grupo G1 composto por crianças que vivenciaram a metodologia do mini-voleibol, o grupo G2 vivenciou o voleibol convencional. Os valores foram obtidos através de questionário, após dois meses de prática, com questões referentes a aprendizagem e a motivação para os dois grupos, obtendo valores percentuais para cada uma das vaiáveis. As médias para G1 foram de 83,09% para motivação e 63,40% para a aprendizagem. As médias de G2 foram de 70,83 para motivação e 66,66 para o método. Observou-se que o grupo de minivôlei (G1) apresentou médias maiores de motivação e valores menores no método em relação ao método convencional. Palavras chave: Motivação, aprendizagem e voleibol.
Josmar Coelho da Silva, Fábio Heitor Alves Okazaki, Victor Hugo Alves Okazaki, Jeffer Eidi Sasaki, Wagner de Campos