INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O FUTEBOL
Kezia Rodrigues Nunes, Rosianny Campos Berto, Wagner dos Santos.
Este estudo objetiva analisar uma experiência de transposição didático-pedagógica do conteúdo futebol nas aulas de Educação Física em seis turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular situada no município de Vitória/ES. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação (BARBIER, 2002), cujos instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo e registros fotográficos. Em quatro momentos didaticamente divididos, apontam-se quais as dificuldades e possibilidades vislumbradas coletivamente durante o processo de intervenção, a organização do projeto e a avaliação que permeou todo o processo, de maneira indiciária (SANTOS, 2005). Os resultados da pesquisa indicaram que a sistematização de um trabalho que considerou a relação de autoridade partilhada entre os praticantes de um a instituição escolar sinaliza possibilidades de intervenção que permitam o reconhecimento dos alunos e professores como protagonistas do trabalho pedagógico. Palavras chave : Educação Física, intervenção, futebol.
Kezia Rodrigues Nunes, Rosianny Campos Berto, Wagner dos Santos.