A GINÁSTICA LABORAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Daniele Barrionuevo Kallas, Sidnei Rodrigues Batista.
O trabalho objetiva propor uma metodologia aplicável a Ginástica Laboral capaz de transformá-la em um espaço educativo de conceitos, procedimentos e atitudes relacionados ao bem estar, agregando valor ao trabalhador e às organizações. A partir de uma análise crítica da realidade atual das organizações e dos processos focados no desenvolvimento do bem estar acreditamos ser necessário e urgente o reposicionamento dos programas de Ginástica Laboral, alinhando este serviço às necessidades do Desenvolvimento Organizacional e da Educação nas organizações. A metodologia tem premissas educativas com origem nos 4 pilares da educação da UNESCO, a saber: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver, assim como nas dimensões dos conteúdos. As intervenções da Ginástica Laboral passam a construir contribuições significativas para a mudança de comportamento e para a efetiva intervenção no bem estar e na qualidade de vida das pessoas.
Palavras chave: Bem estar, qualidade de vida no trabalho, ginástica laboral, desenvolvimento organizacional
Daniele Barrionuevo Kallas, Sidnei Rodrigues Batista.