MOTIVAÇÃO NA ACADEMIA DE GINÁSTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
Marcelo Callegari Zanetti, Silvia Helena Coelho Fronzaglia, José Luís da Silva Brambilla, Bruno Giusti, Afonso Antonio Machado.
A motivação pode ser considerada como um dos mais importantes combustíveis do ser humano, já que, é a partir deste estado, que traçamos nossas metas, e despendemos nossas energias, em busca daquilo que tanto almejamos. Por isso, objetivamos com este trabalho, verificar os motivos apresentados pelos alunos de uma academia de ginástica, para a prática de atividades físicas. Foram investigados através de um questionário com questões abertas, 50 alunos (35 mulheres e 15 homens), praticantes de musculação (49) e ginástica (1), com idades entre 18 e 80 anos (30.5±14.4), em uma academia de ginástica de São José do Rio Pardo – SP. Os dados foram coletados entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2007. Os alunos foram indagados em relação aos fatores que mais lhe motivaram a fazer atividade física, no qual, o aluno poderia apresentar como resposta até 3 motivos. Posteriormente, os motivos foram tabulados, e apresentados em valores percentuais. Os alunos apresentaram como resposta os seguintes motivos: Estética (30.2%); Saúde (21.7%); Bem-estar (12.3%); Condicionamento Físico (9.4%); Prazer (4.7%); Qualidade de vida (3.8%); e Outros motivos (17.9%). Os principais motivos apresentados pelos alunos investigados para a prática de atividades físicas, envolveram primeiramente o cuidado com a estética; seguidos pela saúde; bem-estar; condicionamento físico; prazer; e qualidade de vida. A alta preocupação com a estética parece refletir a importância dada por nossa atual sociedade, em relação ao culto ao corpo, e a forma física. Porém, fatores como a aquisição de uma maior saúde e bem-estar, vêm ganhando espaço dentro das academias de ginástica, talvez, por uma maior consciência da população em relação à importância da prática de atividades físicas na promoção da saúde. Um outro dado que nos chama a atenção, é o significativo número de outros motivos (17.9%), que demonstram que os motivos apresentados pelos alunos para a prática de atividades físicas, podem variar bastante. Por isso, é extremamente importante que os professores conheçam os motivos apresentados por seus alunos, para que a partir disso, possam direcionar melhor as sessões de treinamento, em relação aos objetivos individuais, bem como, aumentar a adesão dos mesmos em tais programas. Palavras chave: Motivação, atividade física, academia de ginástica.
Marcelo Callegari Zanetti, Silvia Helena Coelho Fronzaglia, José Luís da Silva Brambilla, Bruno Giusti, Afonso Antonio Machado.