O FENOMENO BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE PONTA PORÃ - MS
Rogério Zaim-de-Melo, Íris Costa Soares, Carlos Eduardo Vilela Gaudioso.
O Bullying é um fenômeno antigo, sempre presente nas instituições sociais, escolas, igrejas, agremiações de uma forma geral, mas, só passou a ser estudado no final do Século XX. Pode ocorrer na escola ou faculdade, no local de trabalho, na vizinhança, etc. Sempre havendo uma estrutura de poder evidente entre o agressor e a vítima. A Educação Física na escola pode ser um local propício para este fenômeno se manifestar, as crianças precisam demonstrar suas habilidades motoras, expor seus corpos, vivenciar atividades não diferentes das vividas em sala de aula. Diante do exposto o presente estudo objetivou verificar se existe o fenômeno Bullying nas aulas de Educação Física nas escolas públicas da cidade de Ponta Porã, MS e quais são as principais formas que o fenômeno se manifesta? Para atingir os objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual se entrevistou 45 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 02 escolas públicas da cidade de Ponta Porã, MS. Os dados foram analisados sob a técnica da análise de conteúdo e demonstraram que: a) o Bullying está presente nas aulas de Educação Física nas escolas pesquisadas; b) a forma como o fenômeno ocorre é verbal, as vítimas são alvo de comentários pejorativos; c) quem mais detecta a existência deste tipo de situações nas escolas são as meninas, alvos frequentes de Bullying de gênero; e d) o Bullying físico, manifestado na forma de agressões, ainda não existe.
Palavras chave: bullying; preconceito; Educação Física escolar.
Rogério Zaim-de-Melo, Íris Costa Soares, Carlos Eduardo Vilela Gaudioso.