BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

TESTE DE 6 MINUTOS. POSSÍVEIS PARÂMETROS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAMINHADA PARA IDOSOS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Tiago Antunes da Luz Neto, Frank Shiguemitsu Suzuki, Gyselle Renata Geromin do Nascimento Trindade, Ataíde Oliveira Filho, Bruno de Oliveira Trindade.

Resumo

O objetivo deste artigo foi comparar as distâncias previstas pelas equações de Enright & Sherrill com as distâncias percorridas por idosos no teste de caminhada de 6 minutos (TC6M), por se tratar de uma avaliação simples, de fácil aceitação, baixo custo e pela possibilidade de ser realizada a qualquer hora do dia. Métodos: participaram do estudo 29 (vinte e nove) sujeitos, os quais foram submetidos à coleta de informações realizada em um centro de convivência. O TC6M avalia a partir da máxima distância percorrida pelo sujeito durante o período de 6 (seis) minutos, mostrando a padronização clássica de McGavin, Gupta e McHardy’s (1976). E define como o indivíduo corresponde às demandas físicas do cotidiano, que compreende desde as atividades básicas para uma vida ativa até as ações mais complexas da rotina diária. Resultados: Segundo a equação de Enright & Sherrill (1998), os idosos (6 homens) atingiram a média de 107,63% da distância prevista para cada um, as idosas (23 mulheres) atingiram a média de 104,38% da distância prevista para cada uma.  Conclusão: Concluímos que o TC6M para idosos apontam possíveis parâmetros para elaboração de um programa de caminhada, através de um acompanhamento continuado para cada indivíduo; com isso, os resultados poderão ser melhorados.

Palavras chave: teste de caminhada, idosos e atividade física.

Abstract
Palavras Chave

Tiago Antunes da Luz Neto, Frank Shiguemitsu Suzuki, Gyselle Renata Geromin do Nascimento Trindade, Ataíde Oliveira Filho, Bruno de Oliveira Trindade.

Pesquisar artigos

Publicações