BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A AGRESSIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Altair Moioli, Lucas Portilho Nicoletti, Gleiciane Cristina de Souza.

Resumo

A agressividade está tomando proporções incontroláveis e inexplicáveis dentro e fora da escola, abalando ainda mais a já delicada relação professor-aluno-escola-conhecimento. Questões relacionadas com a desigualdade e exclusão social, o consumo e o tráfico de drogas têm contribuído para o crescimento da delinquência e da violência juvenil no interior da escola e fora dela. Estes fatos têm ganhado destaque na imprensa, que divulga regularmente comportamentos agressivos no ambiente escolar envolvendo alunos contra professores, alunos contra alunos e, também, professores contra alunos, colaborando para um clima beligerante, que também se reflete nas aulas de Educação Física. Objetivo: Como objetivo principal, este trabalho procura compreender as relações que se estabelecem no ambiente escolar, em especial, como se manifesta a dimensão afetiva e a agressividade nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Procedimento Metodológico: O desenvolvimento deste estudo foi realizado com base na pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, para a minuciosa descrição do ambiente e do contexto deste problema. Utilizou-se uma entrevista aberta na qual participaram três (03) professores e três (03) alunos, a observação do cotidiano escolar e a rotina das aulas. Considerações Finais: Este trabalho mostra que os comportamentos agressivos e violentos no interior da escola estão diretamente ligados ao estabelecimento da estrutura de poder e as estratégias utilizadas para o seu controle, em especial, a vulgarização deste fenômeno. Ocorre um distanciamento entre causa e efeito. A convivência dos envolvidos com a violência pode torná-los alheios a esse processo.

Palavras-chave: Educação Física Escolar, agressividade, violência, esporte.

Abstract
Palavras Chave

Altair Moioli, Lucas Portilho Nicoletti, Gleiciane Cristina de Souza.

Pesquisar artigos

Publicações