BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A DANÇA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Elisangela Almeida Barbosa, Evando Carlos Moreira.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como a Dança é trabalhada nas aulas de Educação Física no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, bem como as dificuldades de trabalho e os elementos culturais locais evidenciados e valorizados pelos professores nas suas aulas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Dança em aulas de Educação Física e os diferentes métodos que orientam sua organização e aplicação no âmbito escolar. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e contou com a participação de 85 professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá – MT. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas versando sobre como a dança é trabalhada nas aulas de Educação Física escolar, suas dificuldades e elementos da cultura evidenciados pelos professores. A partir desse questionário foi possível observar que 45 professores têm vivência em dança. Para 22 professores essa vivência ocorreu no curso de graduação e 56 trabalham esse conteúdo na escola, principalmente voltado para as festividades e como atividade recreativa. Dos 23 professores que não trabalham dança nas suas aulas de Educação Física, 9 apontaram o não domínio do conteúdo. Sobre a escolha das danças, 38 professores trabalham danças populares e folclóricas e 36 exploram as danças regionais e nacionais, o que pode também estar ligado às festividades escolares, tais como a festa junina e aniversário da cidade. As maiores dificuldades encontradas são o espaço inadequado e a resistência dos meninos. Diante disso, é importante refletir sobre a utilização da Dança como elemento educativo nas aulas de Educação Física de forma dinâmica, diversificada e que favoreça as relações entre professores e alunos durante as aulas.

Palavras-chave: Dança, Educação Física, ensino fundamental.

Abstract
Palavras Chave

Elisangela Almeida Barbosa, Evando Carlos Moreira.

Pesquisar artigos

Publicações