A INCIDÊNCIA DO NÍVEL DE ANSIEDADE DOS DOCENTES DOS ESTABELECIMENTOS DE PERIFERIA PARTICIPANTES DO PROJETO CULTURA DOCENTE DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR
Aline de Souza Santos, Suzana Aparecida de Oliveira, Vanessa Duarte de Souza, Maria Aparecida Fonseca de Oliveira, Alda Penha Andrello Lopes.
Devido várias situações resultantes do convívio familiar, do meio social, do trabalho e da escola o professor precisa se adaptar. A violência e a indisciplina contribuem para o abandono da carreira do docente, pois tais situações podem desenvolver ansiedade. O presente estudo teve como objetivo analisar o nível de ansiedade dos docentes da rede estadual de ensino da região periférica do município de Paranavaí – Paraná, participantes do projeto Cultura Docente: Reflexos no Processo Ensino-Aprendizagem do programa Universidade Sem Fronteiras. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo. A amostra é composta por 7 professores participantes do projeto. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de ansiedade dos professores das escolas periféricas em Paranavaí que fazem parte do projeto ‘’Cultura Docente'’. Esta é uma pesquisa de caráter descritivo realizada com 7 participantes. Foi utilizado o Inventário de Ansiedade Beck mostrando que 71,25% dos professores estão em algum nível de ansiedade.
Palavras-chave: Ansiedade, docentes, inventário de ansiedade Beck.
Aline de Souza Santos, Suzana Aparecida de Oliveira, Vanessa Duarte de Souza, Maria Aparecida Fonseca de Oliveira, Alda Penha Andrello Lopes.